sexta-feira, 30 de julho de 2010

Miniamax - Opinião - Eleições 2010


Com a experiência de quatro eleições, começamos a cobertura de mais um momento crucial do regime democrático: a eleição de 2010, momento em que o eleitor brasileiro vai escolher o presidente da república, governador do estado, dois senadores, deputados federais e estaduais.

E chegamos a este momento com a responsabilidade de honrar o maior patrimônio de um Jornal: a credibilidade. Atributo que buscamos com um modelo de jornalismo pautado na ética, independência e apuração acurada dos fatos.
 
A lisura de nossa conduta se confirma com a audiência, sintonia com a população de Mato Grosso do Sul e a inexistência, em mais de oito anos, de condenações por danos morais, infâmia ou injúria, crimes tipificados na legislação para aqueles que fazem da liberdade de imprensa um caminho distorcido da função primordial que lhes cabe.

Os processos eleitorais, por envolver a disputa de poder, acirram os ânimos dos protagonistas das correntes partidárias e as armas para vencer nem sempre são as permitidas. Por isso mesmo, as diferenças são muitas vezes decididas em árduas batalhas jurídicas.

E a imprensa, canal que transmite ao eleitor os fatos da contenda política, rotineiramente vira alvo de candidatos e coligações, democratas que se veem tentados a questionar o noticiário sempre que o consideram prejudicial aos seus interesses, como se coubesse aos órgãos de comunicação ter, além da preocupação de informar, que agradar este ou aquele concorrente.

Nesse campo, já aprendemos que aqueles “menos democratas” apontam como adversários os órgãos de imprensa que adotam postura de independência. Esta é a regra. A tentação à censura se acentua em épocas eleitorais.

Desta feita, mal começou a campanha e já fomos alvo de algumas ações judiciais. Exceto uma, interposta pelo senador Delcídio Amaral, do PT, as demais são reclamadas pela coligação Amor, Trabalho e Fé. Merecem registro, pois buscam a censura prévia e maculam intenção intimidatória.

A coligação do governador  vislumbra comprometimento de nossa linha editorial em razão de relacionamento pessoal do sócio do Midiamax, como se os membros da empresa não tivessem personalidade distinta da pessoa jurídica. E mais, como se num mundo altamente competitivo e dominado pelas redes sociais ainda existisse a figura do “dono” e a opinião pública pudesse ser manipulada. 

Já o senador acusou o Midiamax de “fabricar notícias” para denegrir sua imagem, por conta das reportagens que versam sobre seu distanciamento político do ex-governador Zeca do PT, tema tratado pela imprensa de uma forma geral e destaque,  na edição do dia 26/07/2010, do jornal Correio do Estado.

O senador reclamou também de notícias que, segundo ele, “enaltecem” dois personagens da política regional: Zeca do PT e Dagoberto Nogueira, ambos de sua coligação e, da mesma forma, assíduos personagens de matérias do citado jornal Correio do Estado.

Entretanto, a irresignação do senador se tange, até o momento, apenas ao Midiamax.

Felizmente, a justiça de Mato Grosso do Sul tem aplicado fielmente a lei e derrubado  uma a uma as tentativas de frear nossa liberdade constitucional de informar. E confirma que a população poderá exercer livremente seu direito sagrado de determinar, com o voto, o destino que deseja para seu estado e país.

Assim, em respeito a você, leitor, com o qual nos relacionamos através dos consagrados canais Espaço do Leitor, Comentário, Fórum , Enquete e, recentemente, via twitter, onde já ultrapassamos a marca de três mil seguidores, trazemos a púbico estas considerações para reafirmar nosso compromisso com a verdade e o interesse público e para merecer de cada um de vocês a avaliação enviada pelo próprio senador Delcídio ao Sócio Diretor da empresa, recentemente:

“Ao empresário Carlos Eduardo Naegele. Em seu nome, cumprimento toda a equipe do Midiamax, que há oito anos informa com clareza e isenção os principais fatos que acontecem na capital e no interior do Estado. A longevidade do site é uma prova não só da competência dos profissionais que nele trabalham, mas também da credibilidade que conquistou em toda a sociedade sul-mato-grossense. Comportamento ético, respeito à verdade e a preocupação de sempre ouvir todos os lados de uma questão são diretrizes que, com certeza, você transmite aos repórteres e editores do Midiamax, que a cada dia se consolida como fonte precisa de informações para dezenas de outros sites, jornais, emissoras de rádio e televisão. Senador Delcidio do Amaral Gomes, em 16 de maio de 2010”.

Imprimir
Fechar

sábado, 24 de julho de 2010

Doação de campanha na internet está liberada mas não empolga candidatos em MS

CoroneL PaiM - 12777 - Candidato a Deputado Estadual - PDT/MS



Midiamax News

Liziane Berrocal









Se por um lado há prerrogativas e restrições para a arrecadação de fundos para financiamento de campanha, por outro os candidatos também podem comemorar novidades. Uma delas é a arrecadação pela internet. Inovação que marcou as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, a doação pela web está liberada para os candidatos brasileiros, mas ainda não empolga os candidatos sul-mato-grossenses.







De acordo com a resolução Nº 23.216 do Tribunal Superior Eleitoral, este ano o candidato poderá disponibilizar meios alternativos de doação, mais cômodos, de forma a facilitar o ato para o doador, tais como cartões de crédito, páginas na campanha na internet e boletos bancários com a identificação do doador.







Os boletos devem ser registrados pelo banco onde o candidato abriu a conta, e neste caso o resposnável pela campanha deve consultar o banco sobre a possibilidade de gerar e receber o pagamento dos boletos por meio de página de arrecadação na internet.







De acordo com a lei, as doações mediante cartão de crédito somente poderão ser realizadas por pessoa física e não podem ser parceladas. O cartão não pode ser emitido no exterior nem ser corporativo ou empresarial.







E é ai que entra a Internet, pois para esse tipo de arrecadação é necessário criar sítio na internet específico para o recebimento dessas doações, além de firmar contrato com instituição financeira ou credenciadora para habilitar o recebimento de recursos por meio de cartão de crédito.







É o e-commerce eleitoral. Mas o candidato que resolver arrecadar fundos pela internet, tem que estar atento e receber os números de recibos eleitorais, e os recursos financeiros arrecadados por este meio devem ser creditados na conta corrente da campanha eleitoral.







Em Mato Grosso do Sul, os candidatos procurados pela reportagem do Midiamax acreditam que para essas eleições, o novo meio de arrecadação ainda não será muito utilizado.







Para o deputado estadual Youssif Domingos, candidato à reeleição, o sistema pode não colar pelo fato de alguns ainda terem medo de realizar transações financeiras por meio da rede.







“Eu particularmente não pretendo me valer desse tipo de arrecadação. Ainda é um sistema que gera desconfiança. As pessoas têm medo de comprar na internet por causa de fraudes, imagine doar para uma campanha”, analisa. Domingos acredita que outro fator é a falta de costume da população brasileira fazer doações para campanhas políticas.







“No Brasil não há esse hábito de doação por pessoas físicas, por isso eu ainda vou continuar nos meios tradicionais”, afirmou.







Outro candidato à reeleição, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) admira o novo sistema, mas concorda com Youssif. “Acho interessante, moderno, mas nem pensei nessa alternativa”. Para Kemp, esse meio de arrecadação não terá resultados significativos nessas eleições.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Jornal dos Internautas (CoroneL PaiM 12777 - Deputado Estadual)



Através do LINK abaixo, você poderá acessar e conhecer a relação dos 600 Blogs que integram o Painel do Coronel Paim, o maior aglomerado de Blogs do Planeta.

Depois de acessar a lista referida, basta escolher um dos Blogs e clicar nele.

Ao abrir o Blog, você terá as seguintes opções:

1) - Ler as postagens do Blog acessado;

2) Clicar no primeiro LINK do Blog (Gogle News) e ler as matérias postadas por esta grande Agência de Notícias, inclusive no instante em que o internauta está "linkado" nela.

3) Clicando no segundo LINK acessa o site "Edson Paim Notícias" (edsonpaim.com.br), podendo ler as nossas postagens diárias;

4) O terceiro LINK está sendo implantado gradualmente em cada um dos nossos 600 blogs, geralmente relacionado com o tema do Blog.

Por exemplo: no Blog Municípios "Sul-mato-grossenses" o leitor encontrará o LINK do Jornal "Correio do Estado", no Blog "Campo Grande", se localiza o LINK do site de Notícias "Campo Grande News";. no Blog "Estado de Mato Grosso do Sul", colocamos o link do site do Deputado Federal Dagoberto Nogueira; no Blog "Brasil Oeste", inserimos o LINK do site de de Notícias "Midiamax News".

No Blog "Política Sul-mato-grossense", o LINK abre o site do PDT/MS, o LINK da FM PAN se encontra no Blog "FM PAN Aquidauana", no Blog "Estado de São Paulo", se acha o LINK da "Folha de São Paulo", através do LINK situado no Blog "Obama na Casa Branca", é possível ler o jornal americano New York Times (em inglês), no Blog "Portal Anastácio" o leitor encontra o LINK para acessar o site dessa agência noticiosa.

O Blog "Mundo Reliogioso" traz o LINK do "L'OSSERVATORE ROMANO", o jornal do Vaticano, em sua edição em Espanhol ; o "Jornal do Brasil Online" (Rio de Janeiro) pode ser acessado através do LINK situado no Blog denominado "Sucessão Fluminense)  
 


Em Blogs que têm nomes de países, estados e municípios, o internauta encontrará os LINKs dos jornais ou sites relacionados com os mesmos e, assim por diante.
 
CONFIRA, clicando no seguinte LINK:

http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeito Fauzi recebe visita de Edson Paim

Do site da Prefeitura Municipal de Aquidauana
12.07.2010 - 09:50
Prefeito Fauzi recebe visita de Edson Paim
Prefeito Fauzi e Edson Pain
O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu na última quarta-feira (07) a visita do coronel da reserva do exército, médico e odontólogo Edson Nogueira Paim.

Com uma rica história política e pessoal, Edson Paim acumula em seu currículo experiências das mais diversificadas. Nos anos de 1948 e 49, no então 9º GACAV/75 em Aquidauana, iniciou sua carreira militar, passando de soldado a cabo em rápida ascensão. “Fui cabo apenas com a escolaridade primária. Só depois, em 1950, já em Campo Grande, fiz o curso do antigo madureza e passei a 2º sargento. Em 1951, no Rio de Janeiro, fiz o curso de técnico em contabilidade que conclui em 1953. Depois entre 1954 a 1956 fiz a Faculdade de Odontologia Fluminense, quando fui colega do Odilon Penteado e do Hélio Codorniz”, conta ele.

Depois disso, Edson Paim chegou à função de 1º tenente dentista no 9º BEComb de Aquidauana. Em 1963 foi promovido a capitão dentista. Nesse período já estava predestinado à militância na política, quando ocupou o cargo de vice-presidente do PTB de Aquidauana. Foi candidato a deputado estadual levantando a bandeira da criação do Município de Anastácio. “Como não fui eleito, passei essa missão para o deputado eleito Carlos Medeiros”, lembra ele.

Paim foi preso durante o golpe militar de 1964, ficando preso por 66 dias e, em 1966, fui absolvido pela Auditoria da 9ª Região Militar de Campo Grande. Entrou com pedido de reparação na Comissão de Anistia e teve seu pedido deferido. “A partir dessa sentença, minha história política está resgatada. Recebi o perdão do Estado Brasileiro pelas injustiças cometidas durante o período da ditadura militar e ainda terei ressarcidos os honorários que me foram subtraídos”, disse ele sem demonstrar, entretanto, qualquer vestígio de mágoas desse período.

Chegou à formação acadêmica do curso de medicina do Rio de Janeiro e entre os anos de 1967/72, fez residência médica mo hospital Souza Aguiar como médico clínico e geriátrico. Depois fez doutorado na UFF – Universidade Federal Fluminense e aprovado como professor adjunto na mesma.


Fonte: Agecom/Carlos Cabral

domingo, 11 de julho de 2010

O Jornal dos Internautas (CoroneL PaiM 12777 - Deputado Estadual)


600 Links do Google News nos 600 Blogs do PaineL do CoroneL PaiM


Através do LINK abaixo, você poderá acessar e conhecer a relação dos 600 Blogs que integram o Painel do Coronel Paim, o maior aglomerado de Blogs do Planeta.

Depois de acessar a lista referida, basta escolher um dos Blogs e clicar nele.

Ao abrir o Blog, você terá as seguintes opções:

1) - Ler as postagens do Blog acessado;

2) Clicar no primeiro LINK do Blog (Gogle News) e ler as matérias postadas por esta grande Agência de Notícias, inclusive no instante em que o internauta está "linkado" nela.

3) Clicando no segundo LINK acessa o site "Edson Paim Notícias" (edsonpaim.com.br), podendo ler as nossas postagens diárias;

4) O terceiro LINK está sendo implantado gradualmente em cada um dos nossos 600 blogs, geralmente relacionado com o tema do Blog.

Por exemplo: no Blog Municípios "Sul-mato-grossenses" o leitor encontrará o LINK do Jornal "Correio do Estado", no Blog "Campo Grande", se localiza o LINK do site de Notícias "Campo Grande News";. no Blog "Estado de Mato Grosso do Sul", colocamos o link do site do Deputado Federal Dagoberto Nogueira; no Blog "Brasil Oeste", inserimos o LINK do site de de Notícias "Midiamax News".

No Blog "Política Sul-mato-grossense", o LINK abre o site do PDT/MS, o LINK da FM PAN se encontra no Blog "FM PAN Aquidauana", no Blog "Estado de São Paulo", se acha o LINK da "Folha de São Paulo", através do LINK situado no Blog "Obama na Casa Branca", é possível ler o jornal americano New York Times (em inglês), no Blog "Portal Anastácio" o leitor encontra o LINK para acessar o site dessa agência noticiosa.

O Blog "Mundo Religioso" traz o LINK do "L'OSSERVATORE ROMANO", o jornal do Vaticano, em sua edição semanal em Espanhol, enquanto no Blog "Rádio Difusora 1340" Aquidauana-MS, colocamos o LINK do site dessa emissora; no Blog "Argentina" temos o LINK do site do jornal porteño denominado "Clarin"; no Blog União Beneficiente dos Subtenentes e Sargentos das Forças Armadas (UBSSFA) se inscreve o site desta entidade, enquanto no Blog "Rio Grande do Sul", se encontra o LINK para o internauta acessar o jornal gaucho "Zero Hora".



Em Blogs que têm nomes de países, estados e municípios, o internauta encontrará os LINKs dos jornais ou sites relacionados com os mesmos e, assim por diante.

CONFIRA, clicando no seguinte LINK:


http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765