segunda-feira, 5 de outubro de 2015

É oficial: Jack Dorsey será o novo CEO do Twitter

O Twitter finalmente parece ter se decidido e colocou Jack Dorsey como seu CEO na esperança de que o co-fundador possa estabelecer um plano para expandir a audiência do serviço de mensagens curtas e terminar quase uma década de perdas financeiras.
A contratação foi revelada nesta segunda-feira, e pôe fim a uma busca de três meses por um novo líder. Ele marca segunda passagem de Dorsey como CEO desde que ele ajudou a iniciar a empresa de São Francisco há cerca de nove anos com Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. Em sua primeira passagem pela empresas, Dorsey acabou sendo demitido, mas o conselho de administração agora parece convencido que ele tem a maturidade para corrigir os problemas que tem causado as ações da empresa a perder quase metade do seu valor nos últimos cinco meses.
Dorsey, 38, já teve seu período de teste para o trabalho, tendo-se tornado CEO interino do Twitter em julho após o ex-comediante de stand-up e empresário veterano, Dick Costolo, deixar o cargo em meio a descontentamento dos acionistas.
O conselho considerou vários nomes antes de se fixar em Dorsey, como seu chefe de receita, Adam Bain, e vários outros candidatos. Finalmente, Bain foi nomeado COO, segundo o mesmo anuncio desta segunda-feira.
Será que agora o passarinho voltará a cantar?
O problema principal para os investidores, é que Dorsey já era CEO da Square Inc., uma empresa que ele co-fundou em 2009, e que se preparava para entrar no mercado financeiro, abrindo se à oferta pública de ações. Uma nota do Twitter na época, indicava que a empresa estava procurando por um CEO que seria capaz de fazer um "compromisso de tempo integral”. Apesar disso, o diretor do conselho, Peter Currie disse que o grupo mudou de idéia: "com o tempo, tornou-se claro que Jack não estava apenas atendendo as expectativas, mas as excedendo". Currie apontou para o trabalho de Dorsey no desenvolvimento de produtos e entrega, planejamento e recrutamento de talentos. Dorsey mostrou "um histórico de sucesso [em seus três meses como CEO interino] que encontramos persuasivo."
Como CEO de duas empresas simultaneamente, Dorsey pode traçar alguns paralelos ao co-fundador da Apple, Steve Jobs, que voltou como CEO interino da empresa em 1997, mesmo período em que foi CEO da empresa de animação por computador, a Pixar até que a ela foi vendida para a Disney em 2006.
Para completar as facilidades, as sedes do Twitter e da Square estão dentro de um mesmo quarteirão, tornando a vida de Dorsey muito mais simples na hora de dividir as funções nas duas empresas.
O maior desafio de Dorsey no Twitter será encontrar uma maneira de tornar o site mais fácil de navegar e ampliar seu apelo para além junkies de mídia, atletas, celebridades e políticos. O serviço de mensagens curtas acumulou mais de 300 milhões de usuários, mas o seu crescimento foi desacelerando para a frustração dos investidores mesmo quando as pessoas passam mais tempo online, especialmente em seus smartphones.
Dorsey e Jobs, ambos voltaram como CEOs de sua empresa original enquanto comandavam projetos pessoais.
Em contrapartida o Facebook angariou 1,5 bilhão de pessoas em sua rede social on-line e até mesmo a sua aplicação de compartilhamento de fotos, Instagram, ultrapassou o Twitter em tamanho. Ao contrário do microblog, Facebook tem vindo a lucrar durante muitos anos e suas ações mais do que dobraram de preço no mercado. Em contraste, as ações do Twitter subiram poucos dólares desde sua estreia no mercado financeiro.
Uma das vantagens de Dorsey, é que ele tem razões para estar altamente motivado, já que ele detém uma participação de 3 por cento no Twitter, o que equivale atualmente ao valor de cerca de US $ 600 milhões. Se ele quiser aumentar sua fortuna pessoal, a melhor saída é fazer um bom trabalho.
Dorsey poderia tentar atrair mais tráfego para o Twitter e envolver mais pessoas, elevando o limite de 140 caracteres que ele originalmente impunha sobre os tweets para que eles se encaixassem sob as restrições impostas nos telefones nas SMS. Desde que Dorsey se tornou CEO interino, o Twitter já jogou fora os limite de 140 caracteres mensagens particulares enviadas através desta rede, e acabar de vez ou aumentar o tamanho das mensagens desta rede seria uma forma de atrair mais conteúdo e usuários para ela.
É claro que, em contra-partida, aumentar o comprimento dos tweets pode alienar alguns dos mais fiéis e ativos usuários do Twitter, que adotaram o limite de 140 caracteres como um exercício de eloquência.
Dorsey tem a difícil missão de garantir que a receita do Twitter aumente e comece a produzir lucros de forma relativamente rápida. Embora a empresa tenha gerado US$ 938 milhões de receita durante o primeiro semestre deste ano, o Twitter acabou perdendo US$ 299.000.000. Isso deixou a empresa com perdas totais de US $ 1,9 bilhão desde a sua criação.

 

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